TENEBROSIDADE - Guia de Disciplinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TENEBROSIDADE - Guia de Disciplinas

Mensagem por Vladslav Liyundegwyr em Ter 02 Maio 2017, 08:38


TENEBROSIDADE
O campo de atuação dos Lasombra, a Disciplina Tenebrosidade concede ao seu usuário o poder sobre a escuridão. A natureza precisa da "escuridão" invocada é uma fonte de debate entre os Guardiões. Alguns acreditam que elas são sombras, enquanto outros, talvez mais corretamente, acreditam que o poder concede aos Membros o controle sobre a matéria prima de suas almas, permitindo a eles moldála em algo tangível.

De qualquer forma, os efeitos da Tenebrosidade são assustadores, conforme ondas de escuridão envolventes turvam de dentro do vampiro, arrastando seus alvos como uma maré infernal. O uso flagrante deste poder é uma infração óbvia da Máscara — obviamente, como a Tenebrosidade é própria de vampiros do Sabá, qualquer neófito ou ancilla da Camarilla que for pego usando esta Disciplina precisa ter uma explicação impecável.

Observação: Os vampiros Lasombra podem ver através da escuridão que eles controlam, apesar de outros Lasombra não poderem. Histórias terríveis sobre Guardiões rivais lutando para cegar e sufocar um ao outro com os mesmos pedaços de escuridão, circulam entre os membros mais jovens do clã, apesar de nenhum ancião ter comprovado estas histórias.

Texto original em: Vampiro, a Máscara Fórum

Thanks to Andy on QueenOfGraphics


avatar
Vladslav Liyundegwyr

Mensagens : 82
Idade : 46
Nacionalidade : Condado de Bäila, Romênia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TENEBROSIDADE - Guia de Disciplinas

Mensagem por Vladslav Liyundegwyr em Ter 02 Maio 2017, 08:46


TENEBROSIDADE

Nível 1 – JOGO DE SOMBRAS

Este poder concede ao vampiro um controle limitado sobre as sombras e a escuridão de outros ambientes. Apesar do vampiro não poder realmente "criar" sombras, ele pode sobrepor e estender sombras existentes, criando remendos de obscuridade. Este poder também permite que os Membros separem a sombra de seus corpos e até mesmo as moldem em sombras de coisas que não estão realmente lá.

Uma vez que o Membro tome o controle da escuridão ou sombra, ela ganha uma tangibilidade mística enquanto estiver sob a manipulação do vampiro. Usando variedades infernais de frio e calor e saturando-a, a escuridão pode ser usada para importunar ou até mesmo sufocar vítimas. Alguns Lasombra dizem ter enforcado mortais até a morte usando suas próprias sombras.

Sistema:

O poder não requer testes, mas um ponto de sangue tem que ser gasto para ativá-lo. O Jogo de Sombras dura por uma cena e não requer concentração. Membros ocultos em sombras recebem um dado extra em suas paradas de dados de Furtividade e adicionam um às dificuldades de ataques com armas de longa distância feitos contra ele. Vampiros que usam a escuridão para se tornarem mais apavorantes adicionam um dado à suas paradas de dados de Intimidação. Oponentes atacados por sombras animadas ou escuridões sufocantes subtraem um dado da absorção de dano e dos testes de Vigor. Mortais, carniçais (ou outras criaturas que respiram) que tiverem seu Vigor reduzido a zero desta maneira, começam a se asfixiar; os vampiros sofrem os redutores apropriados mas não são afetados de nenhuma outra forma. Apenas um alvo pode ser afetado por este poder de cada vez, embora um pequeno grau de ocultação seja oferecido a um grupo relativamente imóvel.

A natureza sobrenatural deste poder pode se provar extremamente perturbadora para mortais e animais (e dependendo do Narrador, até mesmo Membros que nunca viram nada parecido). Sempre que este poder for invocado próximo a um mortal, estes indivíduos têm que testar a Coragem (Dificuldade 8 ) ou irão sofrer uma penalidade de um dado em todas as paradas de dados pelo restante da cena, devido ao medo da sombra monstruosa.

Nível 2 – MORTALHA DAS TREVAS

O vampiro pode criar uma nuvem de escuridão negra. A sombra obstrui totalmente a luz e até mesmo o som até uma certa magnitude. Aqueles que já estiveram presos sob ela (e sobreviveram) descrevem a sombra como viscosa e enervante. Esta manifestação física dá crédito às histórias de Lasombras que dizem que a escuridão é mais do que simples sombras.
A nuvem tenebrosa pode até se mover, se o Membro que a criou assim desejar, embora esta manifestação exija alguma concentração.

Sistema:

O jogador testa Manipulação + Ocultismo (Dificuldade 7). Um sucesso gera uma escuridão de aproximadamente 3 metros de diâmetro, apesar da nuvem amorfa mudar e ondular constantemente, algumas vezes até mesmo estendendo tentáculos sombrios. Cada sucesso além do primeiro dobra o diâmetro da nuvem (embora o vampiro possa diminuir a área que ele deseja cobrir). A nuvem pode ser invocada a uma distância de até 45 metros, mas se o vampiro deseja criar uma escuridão em algum lugar fora da sua linha de visão, ele precisa usar um ponto de sangue e a dificuldade do teste aumenta em 2.

A massa de breu extingue praticamente qualquer fonte de luz que envolve (com exceção do fogo) e abafa os sons a ponto deixá-los ininteligíveis. Quem estiver dentro da nuvem perde todos os sentidos da visão e sente-se como se tivesse sido mergulhado no piche. Os sons também se deformam e distorcem dentro da nuvem. Mesmo indivíduos que possuem Sentidos Aguçados ou Olhos da Besta sofrem uma penalidade de 2 na dificuldade de suas ações. Além disso, ser envolvido pela Mortalha das Trevas reduz as paradas de dados baseadas no Vigor em dois dados, conforme a escuridão sufoca e sacode a vítima (este efeito não se soma ao efeito do Jogo das Sombras). Vários mortais já se "afogaram" na escuridão.
Mortais e animais envolvidos pela Mortalha das Trevas têm que testar a Coragem como acontece no Jogo das Sombras, ou entrarão em pânico e fugirão.

Nível 3 – BRAÇOS DO ABISMO

Ao refinar o controle sobre a escuridão, os Membros podem criar tentáculos que emergem de remendos de escuridão. Estes tentáculos podem agarrar,
conter ou apertar inimigos.

Sistema:

O jogador usa um ponto de sangue e faz um teste simples (nunca prolongados) de Manipulação + Ocultismo (Dificuldade 7); cada sucesso permite a criação de um tentáculo. Cada tentáculo tem 2 metros de comprimento e possui níveis de Força e Destreza iguais à pontuação de Tenebrosidade do vampiro que as invocou. Se o vampiro desejar, ele pode usar um ponto de sangue tanto para aumentar a Força e Destreza de um único tentáculo em um ponto ou aumentar seu comprimento em dois metros. Cada tentáculo tem quatro níveis de Vitalidade (e é afetado pela luz do sol e pelo fogo como um vampiro) e absorve danos letais e de contusão usando o Vigor Fortitude do vampiro. Danos agravados não podem ser absorvidos.

Os tentáculos podem espremer seus inimigos, infligindo um dano letal igual a Força l a cada turno. Romper o abraço de um tentáculo exige que a vítima vença um teste resistido de Força contra o tentáculo (dificuldade de 6 para ambos). Os tentáculos não precisam ser da mesma fonte, desde que existam vários remendos de escuridão apropriados, podem existir várias fontes para os Braços do Abismo. Controlar os tentáculos não requer concentração completa; se o Membro não estiver incapacitado ou em torpor, ele pode controlar os tentáculos enquanto realiza outras ações.

Nível 4 – METAMORFOSE SOMBRIA

O Lasombra invoca sua escuridão interior e funde-se com ela, tornando-se um híbrido monstruoso de matéria e sombra. Seu corpo se torna mosqueado com pedaços de sombra tenebrosos e pequenos tentáculos saem de seu torso e abdômen. Apesar de ainda ser humanóide, o Lasombra assume uma aparência quase demoníaca conforme a escuridão de dentro borbulha até a superfície.

Sistema:

O jogador usa dois pontos de sangue e testa Manipulação + Coragem (Dificuldade 7). Uma falha indica que o vampiro não consegue aguentar a Metamorfose Sombria (mesmo assim, os pontos de sangue são gastos); uma falha crítica inflige dois níveis de dano letal não absorvível no vampiro, enquanto a escuridão devasta o corpo morto-vivo do vampiro.
Enquanto estiver sob o efeito da Metamorfose Sombria, o vampiro possui quatro tentáculos semelhantes aos invocados pelos Braços do Abismo embora possuam Força e Destreza igual aos Atributos do próprio vampiro). Estes tentáculos, combinados com as faixas de escuridão sobre todo o corpo do Lasombra, subtraem dois dados da parada de dados de Vigor e absorção de danos de oponentes que entram em combates físicos, pelo tempo em que o vampiro estiver em contato com a vítima. O vampiro pode realizar um ataque adicional sem penalidades, usando seus tentáculos (o que totaliza dois ataques e não um ataque adicional por cada tentáculo). Além disso, o vampiro pode sentir totalmente o ambiente, mesmo na escuridão completa.

A cabeça e extremidades do vampiro de alguma forma parecem se distorcer em um nada, enquanto em outros momentos parecem estar presos a uma escuridão de outro mundo. Isso, combinado com ziguezagueantes tentáculos que se contorcem do corpo, cria uma visão perturbadora. Mortais, animais e outras criaturas não acostumadas com esse tipo de exibições têm que fazer um teste de Coragem (Dificuldade 8 ) ou sucumbir ao pânico que leva ao Rõtschreck (apesar dele ser inspirado pela escuridão e não pelo fogo). Muitos Lasombra cultivam este aspecto demoníaco e a Metamorfose Sombria adiciona três dados à parada de dados de Intimidação do Membro que a invocou.

Nível 5 – CORPO DE SOMBRAS

Neste nível, o domínio da escuridão possuído pelo Membro é tão extenso que ele pode se transformar nela. Ao ativar este poder, o vampiro se torna um escuro pedaço de sombra em forma de ameba. Vampiros nesta forma são praticamente invulneráveis e podem deslizar através de rachaduras e fendas. Além disso, o vampiro-sombra ganha a habilidade de ver através da escuridão total.

Sistema:

A transformação custa três pontos de sangue e demora três turnos para ser completada. Enquanto usar o Corpo de Sombras, o vampiro fica imune a ataques físicos (apesar de ainda sofrer dano agravado do fogo e luz do sol), mas não pode atacar. Ele pode, contudo, envolver outras pessoas, afetando-as da mesma forma que a Mortalha das Trevas, acima, e usar Disciplina mentais. Vampiros usando o Corpo de Sombras podem até mesmo deslizar parede acima, através de telhados ou "gotejar" a essência da escuridão para cima — eles não têm massa e portanto não são afetados pela gravidade. A dificuldade dos testes de Rõtschreck contra fogo e luz do sol aumenta em dois para vampiros nesta forma, pois a luz é ainda mais dolorosa para seus corpos sombrios.

Ao verem um vampiro se transformar nesta sombra amaldiçoada, mortais e outros seres não acostumados com estas exibições têm que testar a Coragem (Dificuldade 8 ), afim de evitar o terror debilitante descrito em Metamorfose Sombria.

Thanks to Andy on QueenOfGraphics


avatar
Vladslav Liyundegwyr

Mensagens : 82
Idade : 46
Nacionalidade : Condado de Bäila, Romênia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TENEBROSIDADE - Guia de Disciplinas

Mensagem por Vladslav Liyundegwyr em Ter 02 Maio 2017, 08:53


TENEBROSIDADE

NÍVEL 6 - Escuridão Interior

(Segundo o livro “Guia dos Jogadores para o Sabá” 3ª ed:)
Este poder permite que o Lasombra chame a escuridão contida em sua alma negra. Essa sombra enorme e turbulenta é expelida da boca do vampiro, apesar dos rumores de que alguns Guardiões são capazes de se cortar para deixar que as sombras escapem por suas veias. Essa nuvem de sombra engolfa o alvo, queimando-o com um frio que provoca cicatrizes na alma e drenando seu sangue em torrentes.

Sistema:

O jogador faz um teste de Força de Vontade e gasta um Ponto de Sangue. A sombra resultante envolve o alvo e, apesar de não feri-lo fisicamente, ela pode deixá-lo completamente em pânico. As pessoas que estiverem observando a Escuridão Interior, sejam elas alvos ou espectadores, podem vir a sofrer um Rötschreck devido às sombras, conforme descrito na página 169 do livro Vampiro: a Máscara (e acima), a não ser que estejam familiarizados com o poder dos Lasombra sobre as trevas. Pessoas tocadas pela Escuridão Interior perdem um Ponto de Sangue por turno, mas os jogadores podem resistir a esse efeito sendo bem-sucedidos em um teste de Vigor
(dificuldade 6) para cada turno que permanecerem em contato com a nuvem. Um Cainita que esteja usando esse poder tem que usar toda sua atenção para manter a nuvem. Se o vampiro for atacado, as trevas voltam imediatamente pra dentro dele, através do mesmo orifício por onde saíram. O Cainita pode chamar as trevas de volta a qualquer momento e ganhar um número de Pontos de Sangue igual à metade do número de pontos extraídos de suas vítimas (arredondados pra cima). Roubar o sangue de alguém dessa forma é o mesmo que beber daquele vampiro — se isto acontecer um número de vezes grande o suficiente um Laço de Sangue pode ser o resultado, além disso, a Escuridão interior só pode roubar sangue de um indivíduo por turno, embora possa entrar em contato com vários.

NÍVEL 6 - Travessia das Sombras


O vampiro tem um controle tão grande das trevas que pode se transformar nela por um curto período de tempo e reaparecer a partir de uma outra sombra a uma distância menor do que 15 metros. Ele pode usar Travessia das Sombras para atravessar paredes, pisos e até mesmo barreiras místicas. O Cainita simplesmente “entra” em uma sombra e emerge em outra a uma pequena distância.

Sistema:

O jogador faz um teste de Destreza + Ocultismo e, se for bem sucedido, poderá sair em outra sombra a menos de 15 metros de distância. Uma falha significa que o personagem não foi capaz de atravessar o mundo das sombras, enquanto uma falha crítica
indica que ele ficou aprisionado entre as sombras (uma boa oportunidade para Narradores maléficos). Levar outro indivíduo através das sombras exige um teste de Força + Ocultismo com as mesmas conseqüências no caso de uma falha.

NÍVEL 7 - Sombra Escrava


O controle que o vampiro tem sobre as sombras progrediu até um ponto que lhe permite conceder-lhe um grau limitado de senciência. Ao animar sua própria sombra ou a de outros indivíduos, o Lasombra é capaz de “libertar” a sombra projetada pela luz. Enquanto esse poder estiver ativo, o alvo não projetará nenhuma sombra, já que ela o deixou para seguir os comandos do Guardião. Não é preciso dizer que este poder amedronta os mortais e alguns Cainitas inexperientes. O Lasombra comanda a sombra do indivíduo e alguns vampiros afirmaram terem visto mortais morrerem de medo quando sua sombra saltou pra longe com o objetivo de escarnecer ou ameaçar.

Sistema:

O jogador gasta um Ponto de Sangue e faz um teste de Força de Vontade (dificuldade 8 ). Se o jogador for bem sucedido, a sombra adquire uma hora de liberdade profana para cada sucesso (mas ela desaparece ao nascer do sol, não importa quantos sucessos o Lasombra tenha conseguido). A Sombra Escrava tem Atributos e Habilidades iguais à metade do valor dos Atributos e Habilidades do corpo que a originou; mas ela não fala. Nem pensa muito, logo as Características Mentais e Sociais não fazem muita
diferença, com exceção do Raciocínio. Além disso, a Sombra Escrava tem um nível de Tenebrosidade igual à metade do nível do Lasombra que a animou (arredondado pra baixo). A sombra pode se separar de seu dono e afastar-se até 15 metros, rastejando através
de frestas ou deslizando pelas paredes. Ela pode atacar ou ser atacada, embora cause e sofra a metade do dano (novamente, arredondado pra baixo). Entretanto o fogo e os ataques sobrenaturais (garras de lobisomens, presas de vampiros, feitiços mágicos, etc.) infligem o
dano total. Se a Sombra Escrava for morta, seu dono pede metade da sua Força de Vontade e terá de ser bem sucedido em um teste e terá de ser bem sucedido em um teste (dificuldade 9) para evitar o Rötschreck.

Texto original em: CONSTANTINOPLA FÓRUM
Thanks to Andy on QueenOfGraphics


avatar
Vladslav Liyundegwyr

Mensagens : 82
Idade : 46
Nacionalidade : Condado de Bäila, Romênia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum