AS FRAQUEZAS DOS CLÃS
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AS FRAQUEZAS DOS CLÃS
Fraquezas dos Clãs - Introdução
Quantas vezes já não observamos um jogador de Vampire escolhando seu clã, não pela essência do mesmo, mas sim pela fraqueza 'menos prejudicial'? O fato é que, apesar de alguns clãs terem fraquezas que são relativamente brandas no quesito regras de jogo, nem todas são realmente tão amenas assim quando se trata da interpretação e da profundidade psicológica de cada personagem.
Cada maldição foi dada como um estigma por Caim, e jamais devem ser tratadas meramente em termos de dados, ou de forma leviana. Cada uma delas é uma lembrança dos pecados que envolvem o vampirismo. Todo cainita é um amaldiçoado, e isso nunca deve ser esquecido.
Afinal, Caim pode ter cometido inúmeros enganos em seus milênios de existência, mas no quesito ‘’maldição’’ duvido muito que Caim tenha se enganado. Afinal de contas, quem pode entender mais de maldições que o primeiro amaldiçoado?
Exatamente para aprofundar um pouco mais sobre isso, resolvemos fazer uma análise mais completa de cada fraqueza de clã, explicando brevemente a motivação das regras, e o quanto cada uma delas DEVE afetar na interpretação dos personagens em si.
Cada maldição foi dada como um estigma por Caim, e jamais devem ser tratadas meramente em termos de dados, ou de forma leviana. Cada uma delas é uma lembrança dos pecados que envolvem o vampirismo. Todo cainita é um amaldiçoado, e isso nunca deve ser esquecido.
Afinal, Caim pode ter cometido inúmeros enganos em seus milênios de existência, mas no quesito ‘’maldição’’ duvido muito que Caim tenha se enganado. Afinal de contas, quem pode entender mais de maldições que o primeiro amaldiçoado?
Exatamente para aprofundar um pouco mais sobre isso, resolvemos fazer uma análise mais completa de cada fraqueza de clã, explicando brevemente a motivação das regras, e o quanto cada uma delas DEVE afetar na interpretação dos personagens em si.
Textos originais postados em: LIGHTS OF THE NIGHT
Thanks to Andy on QueenOfGraphics
Última edição por Vladslav Liyundegwyr em Seg 01 maio 2017, 19:59, editado 3 vez(es)
Vladslav Liyundegwyr- Veteranos
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Fraquezas dos Clãs - Malkavian
Fraquezas dos Clãs - Malkavian
Não existe clã com defeito mais particular que o Malkavian. Talvez apenas os Ventrue se aproximem em particularidade, mas ainda assim, a fraqueza malkavian define não apenas sua alimentação, como a forma que o indivíduo vê o mundo. E cada maldição é tão única como apenas a loucura pode ser. Apesar de o clã partilhar a loucura como maldição comum, cada membro do clã é insano de maneira única e pessoal. A única constante é apenas essa. Por via de regra, todo Malkavian começa o jogo com uma perturbação, e ela pode (ou deve) ser única e marcante.
De uma forma abrangente, pode-se dizer que a perturbação escolhida para a personagem afetará toda a forma como ela interpreta os fatos ao seu redor e, principalmente, qual é a Verdade por trás deles. Afinal, o malkaviano não é louco. Não na visão dele. Ele apenas enxerga o mundo da forma Verdadeira, como os demais não conseguem, e ele não acha isso, ele SABE disso.
Em nível de sistema, é uma fraqueza facilmente 'burlável' ou usada em proveito próprio. Mas não deveria ser assim. Usar força de vontade deve ser uma atidude extremamente rara, visto que o malkavian não acha que seu comportamento deva ser evitado.
O fato é que os Filhos da Lua veem o mundo por trás de sua lente única, e refletido em seu espelho destroçado. E como a verdadeira insanidade, a Perturbação escolhida para o Malkavian não deve ser bonitinha, engraçada e muito menos conveniente. Afinal, a loucura pode ser tudo, menos conveniente.
Mas se engana quem pensa que todo Malkavian é um louco desfuncional, e que basta por os olhos em um Filho da Lua para reconhecê-lo de fato. Este erro tende a ser fatal.
Refletindo a verdadeira face da insanidade, o melhor Lunático é aquele imprevisível e do qual se deveria ter medo. E talvez seja exatamente a última pessoa de quem se vá suspeitar, como os verdadeiros Serial Killers. O melhor sociopata é aquele que se camufla em sociedade. Os poucos Malkavianos cuja perturbação transparece facilmente, são tão assustadores quanto se pode imaginar.
Como o típico sociopata, o Malkaviano pode ser qualquer um. O vizinho simpático, o homem que profetiza o fim dos tempos na porta da estação de metrô, o megalomaníaco presidente de empresa. Enfim. Qualquer um. Afinal, loucos podem ser qualquer um... E podem estar em qualquer lugar.
A maldição Malkavian pode ser refletida de formas drásticas, como uma esquizofrenia aguda, ou de formas muito mais discretas, mesmo que ainda assim impactantes. Um bom exemplo disso é o Dr Douglas Netchurch, personagem que aparece tanto no clanbook quanto no guia de Carniçal.
Dr Netchurch é um médico brilhante abraçado por volta de 1900, que adquiriu uma curiosidade literalmente Obsessiva sobre a anatomia cainita e os poderes do sangue. Pode-se dizer que ele se recusa a acreditar no princípio do sobrenatural, e tenta dissecar, as vezes literalmente, a natureza cainita de forma satisfatória.
Outro exemplo, que denota um pouco mais de exentricidade, também é ilustrado pelo Clanbook. O Príncipe Pavão, como é chamado, tem duas perturbações. Dupla personalidade, uma das favoritas entre os jogadores, e Fixação por Objeto de Poder. Enquanto ele próprio, Alessio é apenas um cainita um tanto inseguro e talvez quase manipulável. Mas quando veste sua máscara, ele se torna um arrogante Príncipe capaz de enfrentar qualquer desafio.
Somada a essas duas perturbações, Alessio é constantemente assolado pelo medo de que algum dia se veja em uma situação que apenas o Pavão poderia resolver, e que ele esteja vulnerável. Certamente é algo que mexe bastante com o psicológico do personagem.
Um exemplo que também é digno de nota é o narrador do segundo capítulo do clanbook, que demonstra a obsessão por provar, nada mais nada menos, que não é louco. Ou mesmo que a fama de insanidade do clã não é de fato verdadeira, e sim uma 'máscara' que o clã adota por opção. Com o decorrer dessa jornada, e talvez pela frustração em não conseguir um resultado ou se questionar constantemente sobre a própria sanidade, ele parece adquirir uma segunda perturbação. Lapsos de memória. Que de fato é algo bem mais problemático do que uma 'simples' obsessão...
Existem perturbações que são um pouco menos psicológicas, tal qual Gasto Descontrolado de Sangue, assim como existem perturbações plenamente mentais e interpretativas. Outras ainda podem levar o personagem (e o jogador) a extremos, como Impulso de auto-aniquilação. Mas o fato é que a fraqueza Malkavian é certamente algo que dá muita margem de criatividade. Se as já listadas não satisfizerem, existe sempre a possibilidade de buscar doenças de cunho mental e debater com o Narrador como transformá-las em sua fraqueza.
Filmes como O Iluminado e Hannibal Rising podem oferecer, respectivamente, uma boa noção da escalada da loucura ou de fatos marcantes que possam desencadear transtornos graves ainda em vida.
Pense bem sobre isso. O personagem já tinha algum tipo de perturbação em vida? Algum tipo de disturbio de personalidade? Reflita sobre como essa peculiaridade poderia ser ampliada ou mesmo modificada pelo abraço. Uma jovem anorexica poderia acabar desenvolvendo algum tipo de disturbio alimentar, mesmo em se tratando de sangue? Ou teria esse traço se tornado algo muito mais grave e descontrolado?
Invente. Crie. Os Malkavian são o clã mais imprevisível dentre eles, e oferece uma maleabilidade incrível. Mas nunca se esqueça. A fraqueza não é para ser conveniente. Ela é uma maldição, e deve ser tratada como tal. busque o realismo que existe na exentricidade do clã, e estará um passo mais perto da Verdade sobre ele.
Nota: Desde a estréia de Dark Knight, o que mais vem surgindo é o 'Malkavian Joker'. De fato, o Joker vem a ser um ótimo exemplo de distorção de realidade que um Malkavian pode enfrentar, seja em 'filosofia' ou comportamento. Mas não é, nem de longe, a única opção para um personagem convincentemente malkaviano. Evite os clichês, busque novas inspirações. Certamente a experiência de interpretar uma criatura Perturbada será gratificante.
Sugestão para Narradores: Tal qual já sugerido para o clã Ventrue, se estiver encontrando dificuldades com personagens se aproveitando ou não sabendo adequar suas pertubações a sua crônica, experimente tomar o controle sobre a definição das mesmas.
De uma forma abrangente, pode-se dizer que a perturbação escolhida para a personagem afetará toda a forma como ela interpreta os fatos ao seu redor e, principalmente, qual é a Verdade por trás deles. Afinal, o malkaviano não é louco. Não na visão dele. Ele apenas enxerga o mundo da forma Verdadeira, como os demais não conseguem, e ele não acha isso, ele SABE disso.
Em nível de sistema, é uma fraqueza facilmente 'burlável' ou usada em proveito próprio. Mas não deveria ser assim. Usar força de vontade deve ser uma atidude extremamente rara, visto que o malkavian não acha que seu comportamento deva ser evitado.
O fato é que os Filhos da Lua veem o mundo por trás de sua lente única, e refletido em seu espelho destroçado. E como a verdadeira insanidade, a Perturbação escolhida para o Malkavian não deve ser bonitinha, engraçada e muito menos conveniente. Afinal, a loucura pode ser tudo, menos conveniente.
Mas se engana quem pensa que todo Malkavian é um louco desfuncional, e que basta por os olhos em um Filho da Lua para reconhecê-lo de fato. Este erro tende a ser fatal.
Refletindo a verdadeira face da insanidade, o melhor Lunático é aquele imprevisível e do qual se deveria ter medo. E talvez seja exatamente a última pessoa de quem se vá suspeitar, como os verdadeiros Serial Killers. O melhor sociopata é aquele que se camufla em sociedade. Os poucos Malkavianos cuja perturbação transparece facilmente, são tão assustadores quanto se pode imaginar.
Como o típico sociopata, o Malkaviano pode ser qualquer um. O vizinho simpático, o homem que profetiza o fim dos tempos na porta da estação de metrô, o megalomaníaco presidente de empresa. Enfim. Qualquer um. Afinal, loucos podem ser qualquer um... E podem estar em qualquer lugar.
A maldição Malkavian pode ser refletida de formas drásticas, como uma esquizofrenia aguda, ou de formas muito mais discretas, mesmo que ainda assim impactantes. Um bom exemplo disso é o Dr Douglas Netchurch, personagem que aparece tanto no clanbook quanto no guia de Carniçal.
Dr Netchurch é um médico brilhante abraçado por volta de 1900, que adquiriu uma curiosidade literalmente Obsessiva sobre a anatomia cainita e os poderes do sangue. Pode-se dizer que ele se recusa a acreditar no princípio do sobrenatural, e tenta dissecar, as vezes literalmente, a natureza cainita de forma satisfatória.
Outro exemplo, que denota um pouco mais de exentricidade, também é ilustrado pelo Clanbook. O Príncipe Pavão, como é chamado, tem duas perturbações. Dupla personalidade, uma das favoritas entre os jogadores, e Fixação por Objeto de Poder. Enquanto ele próprio, Alessio é apenas um cainita um tanto inseguro e talvez quase manipulável. Mas quando veste sua máscara, ele se torna um arrogante Príncipe capaz de enfrentar qualquer desafio.
Somada a essas duas perturbações, Alessio é constantemente assolado pelo medo de que algum dia se veja em uma situação que apenas o Pavão poderia resolver, e que ele esteja vulnerável. Certamente é algo que mexe bastante com o psicológico do personagem.
Um exemplo que também é digno de nota é o narrador do segundo capítulo do clanbook, que demonstra a obsessão por provar, nada mais nada menos, que não é louco. Ou mesmo que a fama de insanidade do clã não é de fato verdadeira, e sim uma 'máscara' que o clã adota por opção. Com o decorrer dessa jornada, e talvez pela frustração em não conseguir um resultado ou se questionar constantemente sobre a própria sanidade, ele parece adquirir uma segunda perturbação. Lapsos de memória. Que de fato é algo bem mais problemático do que uma 'simples' obsessão...
Existem perturbações que são um pouco menos psicológicas, tal qual Gasto Descontrolado de Sangue, assim como existem perturbações plenamente mentais e interpretativas. Outras ainda podem levar o personagem (e o jogador) a extremos, como Impulso de auto-aniquilação. Mas o fato é que a fraqueza Malkavian é certamente algo que dá muita margem de criatividade. Se as já listadas não satisfizerem, existe sempre a possibilidade de buscar doenças de cunho mental e debater com o Narrador como transformá-las em sua fraqueza.
Filmes como O Iluminado e Hannibal Rising podem oferecer, respectivamente, uma boa noção da escalada da loucura ou de fatos marcantes que possam desencadear transtornos graves ainda em vida.
Pense bem sobre isso. O personagem já tinha algum tipo de perturbação em vida? Algum tipo de disturbio de personalidade? Reflita sobre como essa peculiaridade poderia ser ampliada ou mesmo modificada pelo abraço. Uma jovem anorexica poderia acabar desenvolvendo algum tipo de disturbio alimentar, mesmo em se tratando de sangue? Ou teria esse traço se tornado algo muito mais grave e descontrolado?
Invente. Crie. Os Malkavian são o clã mais imprevisível dentre eles, e oferece uma maleabilidade incrível. Mas nunca se esqueça. A fraqueza não é para ser conveniente. Ela é uma maldição, e deve ser tratada como tal. busque o realismo que existe na exentricidade do clã, e estará um passo mais perto da Verdade sobre ele.
Nota: Desde a estréia de Dark Knight, o que mais vem surgindo é o 'Malkavian Joker'. De fato, o Joker vem a ser um ótimo exemplo de distorção de realidade que um Malkavian pode enfrentar, seja em 'filosofia' ou comportamento. Mas não é, nem de longe, a única opção para um personagem convincentemente malkaviano. Evite os clichês, busque novas inspirações. Certamente a experiência de interpretar uma criatura Perturbada será gratificante.
Sugestão para Narradores: Tal qual já sugerido para o clã Ventrue, se estiver encontrando dificuldades com personagens se aproveitando ou não sabendo adequar suas pertubações a sua crônica, experimente tomar o controle sobre a definição das mesmas.
Original postado em: LIGHTS OF THE NIGHT
Thanks to Andy on QueenOfGraphics
Vladslav Liyundegwyr- Veteranos
- Idade : 53
Nacionalidade : Condado de Bäila, Romênia
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Re: AS FRAQUEZAS DOS CLÃS
Fraquezas dos Clãs - Ventrue
Os Ventrue possuem um apetite... Especial. O fato de um cainita já beber sangue o torna um ser peculiar, no entanto, os Ventrue apenas podem se alimentar de um unico tipo de sangue... Que pode ter características ainda mais peculiares.
O padrão de escolha dessa fraqueza por parte dos jogadores segue um padrão que busca suavizar o efeito da maldição sobre a personagem, tal como ser algo que não desafie a moralidade do jogador ou alimente seus fetiches pessoais. Um exemplo muito utilizado é ''mulheres'' com algum tipo de cabelo ou idade específicos. Mulheres loiras, mulheres ruivas, mulheres jovens, entre tantas outras opções mais. A depender do cenário em questão, Mulheres Loiras são encontradas com relativa facilidade.
Isso se deve muito também ao fato do jogador que utilize um personagem Ventrue não pensar nas cenas quais a personagem estaria se alimentando. A alimentação é um dos conceitos mais importantes de Vampiro, e isso é extremamente frisado pelo clã Ventrue.
Para a escolha de um defeito, fica por sugestão escolher dois adjetivos que não necessariamente sejam coerentes. Claro, tais adjetivos devem ser relacionados a algo que vá prover sangue, mas vamos experimentar alguns exemplos, focados mais na parte trágica da personagem e no corrupto mundo das trevas.
Um primeiro exemplo poderia envolver ''mulheres'', que seria uma escolha bastante comum entre jogadores, mas agora vamos pensar em outro adjetivo, algo não tão obvio, como a cor do cabelo ou da pele, mas uma característica mais singular... Talvez uma mulher que goste de maltratar crianças. Claro, a primeira vista isso parece algo bastante complicado de se encontrar, no entanto, levando em consideração que estamos pensando no Mundo das Trevas, possivelmente existiria em orfanatos mulheres que se encaixem nessa característica.
Possivelmente babás também poderiam ter um certo gostinho em maltratar crianças. Podemos também pensar em professoras, freiras e até mesmo mães. De fato, certamente isso exigiria um pouco de empenho por parte do Ventrue, para conseguir o seu rebanho, no entanto temos uma variedade que não chega a ser de fato limitadora, visto que ela pode ser provida de inúmeras fontes.
Agora que temos esse exemplo, poderíamos pensar em como a personagem encara sua maldição. A maldição não necessariamente precisa ter sentido, no entanto colocar algum sentido poderia render resultados interessantes. Talvez o Ventrue, em vida, tivesse uma mãe extremamente rígida que, apesar de o ter educado e disciplinado de uma maneira que quando cresceu atraiu a atenção dos Ventrue, isso deixou a personagem um tanto quanto traumatizado...
E tendo isso em mente, como ele encara se alimentar desse tipo de pessoa? Podemos encaixar o horror pessoal quando ele se lembra dos maus-tratos, e esse vício além de saciar sua fome por sangue também poderia saciar uma parte mais perversa de sua alma que deseja dar uma lição em sua mãe. É um tipo de comportamento que chega a lembrar um Serial Killer, algo doentio que certamente terá muito a contribuir com a personagem.
Um segundo exemplo poderia apelar para algo realmente tenso. Poderíamos utilizar um adjetivo bastante amplo, como talvez... ''pessoas''. Porém, pessoas com queimaduras de terceiro grau. Pensando nesse exemplo, não necessariamente precisa ter algum sentido no background da personagem. Ele simplesmente herdou essa terrível maldição. Isso seria brutal e ressaltaria o horror de uma maneira bem franca. Como um personagem com humanidade relativamente alta lidaria com algo assim?
Que tipo de questionamentos ele poderia ter diante sua própria moral, ou do motivo qual herdou essa fraqueza? Visto que muitos Ventrue ainda teorizam os motivos de sua maldição, alguns encontrando motivos (como no exemplo acima), mas e quanto aquelas que aparentemente não possuem nenhuma conexão? Como os outros Ventrue o encarariam diante essa maldição? A questão é inserir um elemento intenso de horror na personagem e trabalhar as reações dele a cada vez que for se alimentar...
Um terceiro exemplo vou retirar de uma personagem oficial do Mundo das Trevas: Jan Pieterzoon. Quem acompanha os Romances de Clã certamente conhece bem esse sujeito. Uma cena, depois que Jan fora atacado pelo Sabbat, mostra uma garota chorando em uma cama, abalada, com suas vestes rasgadas, enquanto alguns homens deixam a sala. A cena meio que dá a entender que ela fora estuprada. O nosso querido Jan Pieterzoon se alimenta de pessoas que foram vítimas desse tipo de violência. É um tipo de fraqueza que certamente não é tão evidente, relativamente (e coloque relativamente nisso) difícil de se encontrar, no entanto, pode ser produzido. Ainda mais quando estamos diante de um clã que possui como suas principais armas a Dominação e a Presença.
Certamente isso fará um grande mal para a moralidade da personagem, mas algumas vezes o Ventrue, diante sua fraqueza, simplesmente não terá escolha. A questão é que a alimentação de um cainita sempre vai desafiar a sua moral, no caso dos Ventrue, isso poderá ser ainda mais enfatizado. Essa fraqueza ainda pode ser combinada com certos Defeitos, como Intolerância, Fobia, Vingança e Consumo Conspícuo (esse último podendo render resultados REALMENTE perturbadores), entre outras combinações apenas limitadas pela imaginação. Em suma, na hora de criar a Fraqueza de Clã de sua personagem, seja criativo, desafie a si mesmo não apenas na concepção da maldição, mas também em como se vai lidar com ela.
Sugestão para Narradores: caso esteja tendo problemas com Fraquezas de Clã de seus jogadores, como está aqui ressaltada, experimente você mesmo as criar...
O padrão de escolha dessa fraqueza por parte dos jogadores segue um padrão que busca suavizar o efeito da maldição sobre a personagem, tal como ser algo que não desafie a moralidade do jogador ou alimente seus fetiches pessoais. Um exemplo muito utilizado é ''mulheres'' com algum tipo de cabelo ou idade específicos. Mulheres loiras, mulheres ruivas, mulheres jovens, entre tantas outras opções mais. A depender do cenário em questão, Mulheres Loiras são encontradas com relativa facilidade.
Isso se deve muito também ao fato do jogador que utilize um personagem Ventrue não pensar nas cenas quais a personagem estaria se alimentando. A alimentação é um dos conceitos mais importantes de Vampiro, e isso é extremamente frisado pelo clã Ventrue.
Para a escolha de um defeito, fica por sugestão escolher dois adjetivos que não necessariamente sejam coerentes. Claro, tais adjetivos devem ser relacionados a algo que vá prover sangue, mas vamos experimentar alguns exemplos, focados mais na parte trágica da personagem e no corrupto mundo das trevas.
Um primeiro exemplo poderia envolver ''mulheres'', que seria uma escolha bastante comum entre jogadores, mas agora vamos pensar em outro adjetivo, algo não tão obvio, como a cor do cabelo ou da pele, mas uma característica mais singular... Talvez uma mulher que goste de maltratar crianças. Claro, a primeira vista isso parece algo bastante complicado de se encontrar, no entanto, levando em consideração que estamos pensando no Mundo das Trevas, possivelmente existiria em orfanatos mulheres que se encaixem nessa característica.
Possivelmente babás também poderiam ter um certo gostinho em maltratar crianças. Podemos também pensar em professoras, freiras e até mesmo mães. De fato, certamente isso exigiria um pouco de empenho por parte do Ventrue, para conseguir o seu rebanho, no entanto temos uma variedade que não chega a ser de fato limitadora, visto que ela pode ser provida de inúmeras fontes.
Agora que temos esse exemplo, poderíamos pensar em como a personagem encara sua maldição. A maldição não necessariamente precisa ter sentido, no entanto colocar algum sentido poderia render resultados interessantes. Talvez o Ventrue, em vida, tivesse uma mãe extremamente rígida que, apesar de o ter educado e disciplinado de uma maneira que quando cresceu atraiu a atenção dos Ventrue, isso deixou a personagem um tanto quanto traumatizado...
E tendo isso em mente, como ele encara se alimentar desse tipo de pessoa? Podemos encaixar o horror pessoal quando ele se lembra dos maus-tratos, e esse vício além de saciar sua fome por sangue também poderia saciar uma parte mais perversa de sua alma que deseja dar uma lição em sua mãe. É um tipo de comportamento que chega a lembrar um Serial Killer, algo doentio que certamente terá muito a contribuir com a personagem.
Um segundo exemplo poderia apelar para algo realmente tenso. Poderíamos utilizar um adjetivo bastante amplo, como talvez... ''pessoas''. Porém, pessoas com queimaduras de terceiro grau. Pensando nesse exemplo, não necessariamente precisa ter algum sentido no background da personagem. Ele simplesmente herdou essa terrível maldição. Isso seria brutal e ressaltaria o horror de uma maneira bem franca. Como um personagem com humanidade relativamente alta lidaria com algo assim?
Que tipo de questionamentos ele poderia ter diante sua própria moral, ou do motivo qual herdou essa fraqueza? Visto que muitos Ventrue ainda teorizam os motivos de sua maldição, alguns encontrando motivos (como no exemplo acima), mas e quanto aquelas que aparentemente não possuem nenhuma conexão? Como os outros Ventrue o encarariam diante essa maldição? A questão é inserir um elemento intenso de horror na personagem e trabalhar as reações dele a cada vez que for se alimentar...
Um terceiro exemplo vou retirar de uma personagem oficial do Mundo das Trevas: Jan Pieterzoon. Quem acompanha os Romances de Clã certamente conhece bem esse sujeito. Uma cena, depois que Jan fora atacado pelo Sabbat, mostra uma garota chorando em uma cama, abalada, com suas vestes rasgadas, enquanto alguns homens deixam a sala. A cena meio que dá a entender que ela fora estuprada. O nosso querido Jan Pieterzoon se alimenta de pessoas que foram vítimas desse tipo de violência. É um tipo de fraqueza que certamente não é tão evidente, relativamente (e coloque relativamente nisso) difícil de se encontrar, no entanto, pode ser produzido. Ainda mais quando estamos diante de um clã que possui como suas principais armas a Dominação e a Presença.
Certamente isso fará um grande mal para a moralidade da personagem, mas algumas vezes o Ventrue, diante sua fraqueza, simplesmente não terá escolha. A questão é que a alimentação de um cainita sempre vai desafiar a sua moral, no caso dos Ventrue, isso poderá ser ainda mais enfatizado. Essa fraqueza ainda pode ser combinada com certos Defeitos, como Intolerância, Fobia, Vingança e Consumo Conspícuo (esse último podendo render resultados REALMENTE perturbadores), entre outras combinações apenas limitadas pela imaginação. Em suma, na hora de criar a Fraqueza de Clã de sua personagem, seja criativo, desafie a si mesmo não apenas na concepção da maldição, mas também em como se vai lidar com ela.
Sugestão para Narradores: caso esteja tendo problemas com Fraquezas de Clã de seus jogadores, como está aqui ressaltada, experimente você mesmo as criar...
Original postado em: LIGHTS OF THE NIGHT
Thanks to Andy on QueenOfGraphics
Vladslav Liyundegwyr- Veteranos
- Idade : 53
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